Galeria

Importância da Tecnologia na Educação

Nos universos escolar e acadêmico, muito se questiona sobre o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Nesta ocasião, quando utilizamos a palavra tecnologia, queremos  nos referir àquilo de mais moderno que está a nossa disposição, como os computadores, as lousas digitais, os palms, os tablets etc.

 

O uso dessas tecnologias ainda é motivo de discussões constantes entre os educadores e estudiosos da área. Há aqueles que são contrários ao uso dessas ferramentas e aqueles são a favor.

Entretanto, independentemente da posição que tomemos em relação a essa discussão, torna-se cada vez mais indispensável que nos atualizemos quanto às inovações tecnológicas as quais preenchem o universo dos estudantes.

Há alguns dias, enquanto visitava uma página na internet voltada a esclarecer dúvidas relacionadas a um ramo bastante específico da informática, resolvi me inteirar quanto aos membros/moderadores da mesma, ou seja, aqueles que escrevem os artigos, respondem às dúvidas etc. Para minha surpresa, mais de 70% deles têm entre 12 e 16 anos, muitos deles se interessam por (e dominam) setores da informática como programação, web designer etc. Esse fato fez com que surgisse um questionamento: como esses jovens, certamente estudantes, encaram o dia-a-dia na sala de aula? Será que as aulas baseadas apenas em livros e apostilas, ministradas em um quadro negro ao som da voz rouca de um professor (ou professora) são mais interessantes do que os aparelhos eletrônicos aos quais esses jovens passam a maior parte do tempo conectados? Certamente você é capaz de responder a esses questionamentos sem grandes dificuldades.

Nós educadores devemos aproveitar essa realidade, resultante do rápido avanço do meio técnico-científico-informacional (termo utilizado pelo geógrafo Milton Santos), para estreitarmos os vínculos entre os educandos, os educadores e a escola. É somente assim, com a interação desses três elementos, que o processo de ensino-aprendizagem tem chances de ser bem sucedido.

Anúncios

4 comentários em “Importância da Tecnologia na Educação

  1. Prezado,

    Li sobre seu artigo. E é realidade que o corpo estudantil atual tem mais foco na tecnologia em aplicação profissional, do que a escola deveria se anteceder. Administro um forum de editor 3D, e um dos administradores é um programador e designer 3D de 12 anos.

    Acredito que a escola, estava já numa era não tão tecnológica, atrasada. E agora, esta obsoleta. Ela está só servindo para manter os adolescentes fora de casa e da rua. Não parece estar aprendendo alguma coisa. Nossa realidade diz que usaremos tecnologia por todo o nosso tempo. Só em meu trabalho, custa-se 50-60% das tarefas usando um computador. Entre 5-10% usa-se celular, nem telefone fixo é tão predominante. Sem falar que o grande aclamado Google, é o sistema de busca mais usado para achar “Produtos, preços, localidades e personalidades”.

    Se é o básico de ensinar uma disciplina e definir para quê o uso dela, não é feito. Imagina usar um termo novo “Tecnologia pedagógica”? Vai demorar 50 anos para as escolas entenderem isso, a partir de agora. Nos cursos acadêmicos, isso tende a piorar um pouco. Os cursos especificos de tecnologia (Engenharia e computação) usam até menos a tecnologia que por exemplo, os cursos de moda, de design de interiores, de odontologia.

    Infelizmente o corpo pedagógico não entende que a educação é tão volátil quanto a própria tecnologia.

    • Agradeço pela leitura e pelo comentário mais do que pertinente. Realmente o corpo pedagógico brasileiro ainda tem muitas dificuldades para enfrentar e a tecnologia na sala de aula é uma delas. Mas realmente eu alimento a esperança de que podemos melhorar essa realidade através de nossos atos individuais (por isso criei esse Blog).
      Mantenha-se conectado e aproveite os próximos posts. Abraços!

  2. Ivan, meu caro amigo, está espetacular, muitíssimo interessante. Continue Assim! Já vou colocar aqui para me enviar email quando vc publicar novos artigos!
    Parabéns!!
    Bjinhos

    • Mary, minha amiga! Obrigado pela visita. Também tenho acompanhado seu Blog (e confesso ter me inspirado nele para criar o meu, rsrs).
      Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s