Galeria

Unesco premia IBGE por tecnologia no Censo 2010

IBGE

As inovações tecnológicas usadas no Censo 2010, o primeiro no mundo a ser feito de forma totalmente digital, levaram o IBGE a ser um dos dez premiados pela Unesco e a Netexplorateur, ONG francesa pelo desenvolvimento da sociedade digital.

O presidente do Instituto, Eduardo Pereira Nunes, e o coordenador de Tecnologia do Censo 2010, José Sant’Anna Bevilaqua, estarão em Paris nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro para receber o prêmio “Netexplorateur Palmares 100” e apresentar o case de sucesso. Em dezembro, o diretor de Informática do IBGE, Paulo César Moraes Simões, já havia vencido o prêmio “Profissional de Tecnologia da Informação 2010”, do site Informática Hoje, por sua liderança na área de Informática do Censo 2010.

A Netexplorateur (www.netexplorateur.org) é um observatório mundial para divulgação de novos usos da Internet em todo o mundo. A cada ano, relaciona as 100 inovações mais promissoras e premia as 10 mais importantes, no “Netexplorateur Palmares 100”.

De acordo com os organizadores da premiação, “em 2010 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou um censo completo da população brasileira para determinar a localização, tamanho e hábitos de cada família, ou seja, quase 200 milhões de habitantes. O uso extensivo de tecnologia móvel na pesquisa tornou-a a primeira operação totalmente digital em tal escala (…). A operação sem papel também proporcionou benefícios econômicos e ambientais”.

Além do evento de premiação ocorrerá um fórum, durante o qual serão apresentados os possíveis impactos socioeconômicos das 10 inovações premiadas. O objetivo é ajudar os participantes – formuladores de políticas públicas, acadêmicos e representantes dos meios de comunicação e do mundo dos negócios – a entender como a cultura digital irá transformar seu ambiente, negócios e métodos de funcionamento, preparando-os para novas práticas e modelos de gestão.

Segundo prêmio em um mês

Em dezembro, o diretor de Informática do IBGE, Paulo César Moraes Simões, já havia vencido a 11ª edição do Prêmio Profissional de Tecnologia da Informação 2010, no segmento “Governo”, promovido pelo site Informática Hoje (http://www.informaticahoje.com.br), em reconhecimento à liderança que exerceu na área de Informática do Censo 2010.

Na primeira etapa da premiação, Simões foi escolhido por um conselho constituído por mais de 500 personalidades do setor de Tecnologia da Informação (TI) – entre executivos, empresários, consultores e acadêmicos. Estes indicaram 50 profissionais, em dez segmentos, para votação entre os assinantes do site – que apontou a lista final de 10 vencedores.

Comunicação Social
28 de janeiro de 2011

Fonte: Censo 2010 – IBGE (http://www.censo2010.ibge.gov.br/)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s