Galeria

O que faz o Geógrafo?

No capítulo XV do livro O Pequeno Príncipe (SAINT-EXUPÉRY, A. 1943), há um encontro entre o personagem principal e um “velho que escrevia em livros enormes” (Rio de Janeiro : Agir, 2006 p. 53), ou seja, o Geógrafo. Questionado sobre o que fazia em sua profissão, este  responde como sendo um “especialista que sabe onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos”, ou seja, o Geógrafo tem como atributo conhecer a localização de todos os acidentes geográficos, correto? Não! E veremos adiante por que.

O que faz o Geógrafo?

O Geógrafo só faz mapas?

Essa concepção de Geografia é um… equívoco. O Geógrafo não tem de saber a localização de tudo! A função dessa profissão na sociedade é muito mais complexa e interessante.

Uma boa definição da profissão está na página do Departamento de Geografia da FFLCH da USP (http://www.geografia.fflch.usp.br/):

A atribuição básica do geógrafo é o estudo da produção do espaço e do ordenamento territorial, onde se evidenciam as inter-relações que a sociedade estabelece com a natureza. Estuda, pois, a dimensão dos processos humanos e naturais que moldam a superfície terrestre.

Ou seja, podemos nos dedicar ao ensino fundamental, médio e superior, bem como em pesquisas em institutos especializados ou em universidades. Mas não acaba por aí!

Há um ramo muito grande de atividades que podemos exercer. Todas elas estão regulamentadas na LEI Nº 6.664, de 26 de junho de 1979 e são fiscalizadas pelo CREA. Isso mesmo: o conhecido Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Dentre as áreas de atuação, podemos destacar:

  • Planejamento territorial (já ouviu falar em Plano Diretor? Pois é, um Geógrafo capacitado pode ajudar muito no planejamento dos municípios brasileiros);
  • Geoprocessamento (os conhecimentos de informática são muito bem-vindos nesse setor da Geografia, podendo trabalhar em empresas de engenharia ambiental, ongs etc. Há uma carência muito grande de geógrafos com conhecimentos de informática, como em Programação)
  • Climatologia (juntamente com a Meteorologia, a Geografia pode ser aplicada no estudo do clima, como previsão do tempo, análises climáticas etc.);
  • Área política (Por que não? Com uma formação crítica e bastante abrangente, os geógrafos podem exercer funções políticas de cunho ambiental e social, seja no planejamento e regulamentação do uso dos recursos naturais, ou ainda por meio das políticas de povoamento, migração etc.);
  • Área diplomática (em uma escala ainda maior, o Geógrafo, com sua formação crítica e ampla, pode utilizar seus conhecimentos de Geografia Política, Econômica, Urbana, Agrária e outros tantos para ingressar na área diplomática. Desta forma, o Itamaraty elege o curso de Geografia como um dos cursos mais indicados para o ingresso no Instituto Rio Branco, por exemplo (http://www.institutoriobranco.mre.gov.br/pt-br/perguntas_freqüentes.xml)).

Enfim, seja utilizando os conhecimentos mais voltados para a área humana ou ambiental, a Geografia tem amplo campo de atuação no Brasil (e também no exterior).

Sinta-se à vontade para fazer perguntas, sugestões ou críticas, ficaremos felizes com sua contribuição! (E mais felizes, ainda, caso seja despertada a Geografia que existe em você).

Seja um Geógrafo você também!

Continue conectado e até breve!

Anúncios

2 comentários em “O que faz o Geógrafo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s