Galeria

Sugestão de Leitura: Vigotski

Lev Semenovich Vigotski (ou Vygotsky), foi um psicólogo russo, cuja formação multidisciplinar o levou a estudar, principalmente, a psicologia infantil e suas aplicações pedagógicas.

Começou seus estudos por meio de tutores particulares, indo pela primeira vez a uma instituição escolar com aproximadamente 15 anos. Posteriormente, estudou direito na Universidade de Moscou (1917).

Foi professor e pesquisador nas áreas da psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental, lendo, escrevendo e dando conferências em diversas instituições.

Contexto

Nasceu na extinta União Soviética, em 1896, no seio de uma grande e abastada família judia, recebendo uma educação de alta qualidade.

Passou pela Constituição da URSS (1922); pela subida de Stálin ao poder (1924); pelo processo de modernização da URSS (industrialização, reforma agrária, alfabetização) (1928); e pelo início na ditadura stalinista (1929).

Com tuberculose, morreu aos 37 anos (1934).

De 1936 a 1956 as obras de Vigotski deixaram de ser publicadas na URSS por motivos políticos.

Traduções

Quando formos estudar as obras de Vigostki, assim como de muitos outros autores estrangeiros, é muito importante nos atentarmos à tradução das mesmas. São poucas as obras deste autor que foram traduzidas diretamente do Russo para o Português. Estas obras apresentam uma maior fidelidade às ideias do autor, enquanto que outras obras (traduzidas do Russo para o Francês, do Francês para o Espanhol e do Espanhol para o Português – como acontecia muito) acabam perdendo a verdadeira essência do pensamento do autor.

Livros do Autor

A Construção do pensamento e da linguagem
A formação social da mente
Psicologia da arte
Psicologia pedagógica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s