Galeria

Sugestão de Leitura: Reuven Feuerstein

Nos arriscamos a dizer que os estudos de Reuven Feuerstein e sua equipe representam aquilo que temos de mais avançado em termos de psicologia da educação.

Feuerstein é o criador da teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (SCM, sigla em inglês) e do conceito de Experiência de Aprendizagem Mediada (MLE, em inglês).

Contexto

Feuerstein nasceu na Romênia, em 1921. Estudou na Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget.

Ele começou sua atuação na educação quando foi convidado pelo recém criado Estado de Israel, em 1947, a desenvolver um trabalho em torno das crianças judias sobreviventes do holocausto, vindas de diversos lugares, como Ásia e África. Assim, ele contou com uma das maiores amostragens de crianças com severas deficiências de aprendizado.

Graças às suas pesquisas, Feuerstein fundou, em Jerusalém, Israel, o Instituto de Pesquisa Hadassah-WIZO-Canada, que se tornou o ICELP (International Center for the Enhancement of Learning Potential), o qual agora é o Instituto Feuerstein.

Teve suas pesquisas disseminadas por grande parte do globo, com suas obras traduzidas para mais de 17 línguas. O professor Feuerstein ainda continua desenvolvendo suas pesquisas, estimulando estudiosos em toda parte a aplicarem suas teorias.

Livros do Autor

Beyond Smarter: Mediated Learning and the Brain’s Capacity for Change
Don’t Accept Me As I Am: Helping Retarded People to Excel
The Dynamic Assessment of Cognitive Modifiability: the learning propensity assessment device: theory, instruments and techniques

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s